quarta-feira, 7 de novembro de 2012

FPF DEFINE FÓRMULA DE DISPUTA DO PE2013


A fórmula do Campeonato Pernambucano 2013 já está pronta. Após Conselho Arbitral, realizado nesta quarta-feira (8), na sede da Federação Pernambucana de Futebol, ficou definido que o Estadual será disputado em dois turnos, sendo o primeiro somente com nove equipes, excluindo os times classificados para a Copa do Nordeste (Santa Cruz, Salgueiro e Sport). Serão oito jogos de ida. No segundo, participam todas as equipes também em jogos de ida, onze ao todo. Os quatro melhores desse segundo turno se classificam para as semifinais e finais. Serão partidas de ida e volta na fase final com vantagem para a equipe com melhor campanha. Quem ficar em primeiro, por exemplo, joga por dois empates e decide em casa. O critério do gol fora não contará.

Em tese, o primeiro turno servirá apenas como uma pré-temporada de luxo para as nove equipes. Nenhum time será rebaixado. A única bonificação é o direito de jogar mais jogos em casa para os três primeiros do turno inicial. Esses três junto com Santa Cruz, Sport e Salgueiro jogarão seis jogos em casa e cinco fora no segundo turno. A pontuação da primeira fase não é cumulativa.

As quatro equipes que ficarem em último no segundo turno brigam contra o rebaixamento. Do quinto ao oitavo, brigam por uma vaga na Copa do Brasil. Tudo será decidido em processo de mata-mata.

Um fato que causa estranheza é que o quarto colocado não terá vaga na Copa do Brasil, enquanto o quinto pode ter caso vença a fase disputada entre quinto, sexto, sétimo e oitavo. As outras vagas de Pernambuco na competição nacional ficam com os três primeiros, que também garantem participação na Copa do Nordeste de 2014.

Somente um time poderá ir para a Série D. O Salgueiro, rebaixado esse ano, já tem vaga garantida.

Nenhum comentário: